Feira Cidade de Oportunidades  realizada mensalmente em Simões Filho

Geração de renda, novas formas de comercialização, produção sustentável com preservação do meio ambiente e feiras culturais são os pilares que fundamentam o projeto Mercado de Oportunidades, idealizado pela Associação Cidade da Criança em parceria com a Rede Solivida e desenvolvido em 7 entidades nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. O projeto completará dois anos com a realização do 2º Seminário InterRegional, no dia 26 de outubro, a partir das 8h, na sede da instituição em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

Acreditando em uma construção coletiva e cooperativista no Nordeste, as instituições desenvolveram atividades na área da apicultura, rizipiscicultura, horticultura em pequenos espaços, horta hidropônica, feiras culturais para ampliar o escoamento das produções e para torná-las um ponto de encontro da cultura local, reconhecendo a importância desta na sociedade.

Durante os dois anos do projeto, cerca de 300 famílias ampliaram seus conhecimentos e desenvolveram habilidades nas áreas da apicultura, rizipiscicultura, horticultura em pequenos espaços, hortas hidropônicas, teatro e artesanato regional, além de aprenderem como garantir diferenciadas formas de geração de renda, aliada a preservação do meio ambiente, do empreendedorismo sustentável, da produção orgânica e do consumo consciente. Os ensinamentos sobre como empreender como colocados em prática nas mais de 30 feiras culturais realizadas nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, espaço em que essas famílias aprenderam a vender seus produtos refletindo comercialização e marketing, além de propiciar à população um espaço alegre, seguro e um ponto de encontro de pessoas.

Os estados do Maranhão e Piauí tiveram como público alvo do projeto as comunidades rurais e assentamentos que enfrentavam a falta de estruturação comercial e os desafios climáticos. Devido a isso, os dois estados trabalharam com foco no reflorestamento  desenvolvendo Sistemas Agroflorestais (SAFs) como modelo de produção de madeira juntamente com culturas anuais, contribuindo com a preservação e melhoramento dos solos, que por sua vez garantiram a produção das culturas agrícolas. E com a ampliação e o desenvolvimento da apicultura nos estados do Piauí e Maranhão, 70 famílias foram capacitadas pelo projeto Mercado de Oportunidades, gerando uma produção de cerca de 6.000 kg de mel por ano, além de própolis e cera favorecendo a geração de renda dessas famílias.

Na Bahia, o Mercado de Oportunidades esteve presente em Simões Filho e Campo Formoso, trabalhando com comunidades no semiárido e comunidades na zona urbana, que viam dificuldade em produzir devido à escassez de água e consequentemente em garantir a renda com venda de produtos. As instituições dos municípios baianos buscaram driblar suas problemáticas apostando no empreendedorismo sustentável, na produção de horticultura em pequenos espaços e na produção de produtos culturais. As instituições atenderam diretamente 46 famílias com a implantação de 33 hortas, quintais e SAFs, além de 156 que trabalharam com a produção e comercialização de artesanatos e produtos culturais.

Pensando num ponto de encontro cultural para oportunizar a venda dos produtos e colocando em prática as habilidades de empreendedorismo as instituições intensificaram a realização de feiras, contemplando 800 expositores dentre eles artesãos, agricultores apicultores, músicos, companhias de teatro e afins que levaram para estes espaços uma média de 20 mil pessoas.  E foi pensando em feira como espaço para diversão, comércio sustentável e catalisador da renda que nasceu a Feira Cidade de Oportunidades, que acontece mensalmente em Simões Filho com uma visibilidade cada vez maior.

O projeto “Mercado de oportunidades” é apoiado pelo BMZ (Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a ONG alemã Aktionskreis Pater Beda além da Rede de Parceiros Solivida

 

Serviço

2º Seminário InterRegional Mercado de Oportunidades

Quando: 26 de outubro – 8h

Onde: Associação Cidade da Criança – Av. Elmo Serejo – Cia 1 – Simões Filho

Gratuito