56852868_1892475887525675_6892189729911996416_n

O Pelc de Simões Filho tem como sede a Associação Cidade da Criança

 

Saúde, bem-estar, educação corporal, diversão e coletividade essas são os propósitos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc/Ba), programa que atual em 78 municípios baianos. O núcleo de Simões Filho tem como sede a Associação Cidade da Criança e é coordenado pelo professor de Ed. Física Helder Christian Pereira e mais 6 estagiários, que nos dias 8 a 10 de abril, participaram da segunda turma de avaliação I e II do Pelc-Ba, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas.

 Com cerca de 500 atendimentos mensais e 1126 totais durante os quase dois anos de projeto, o Pelc do núcleo de Simões Filho, obteve importante reconhecimento por meio do seu coordenador, que recebeu um certificado pelos trabalhos prestados no núcleo em que atua, oferecendo atividades de futsal, voleibol, dança de salão, capoeira, ginástica e handebol.

 Questionado sobre os benefícios do projeto para a comunidade Helder ressaltou que o PELC trouxe para a comunidade de Simões Filho tudo aquilo que se propôs, democratizando a prática da atividade física e o lazer. “Percebemos mudanças significativas na saúde física, mental e emocional dos nossos beneficiários, a elevação da autoestima e transformando a atividade física um momento importante do dia a dia”.

 O PELC chegou à Associação Cidade da Criança fortalecendo as atividades de natação, hidroginástica e pilates já oferecidas pela Casa de Esportes. Sobre o prêmio de coordenador destaque do projeto Helder reconheceu a honra e a felicidade de fazer parte de algo que vem ajudando tantas pessoas. “É uma enorme felicidade, pois testifica um trabalho que desde o início sempre foi feito com muita dedicação e carinho, muito além disso, vejo como uma garantia de que a comunidade está sendo atendida e beneficiada de forma efetiva que é o foco principal do projeto”.

 Muitos dos alunos atendidos pelo Pelc ou por atividades da Casa de Esportes estão na Cidade da Criança por meio de outros projetos, como é o caso do Mercado de Oportunidades que vem oferecendo cursos, oficinas, palestras sobre empreendedorismo e outras formas de gerar renda na comunidade de Simões Filho, além da promoção mensal da Feira Cidade de Oportunidades que oferece um espaço de diversidade para os simõesfilhense e todos os moradores no entorno do município.

 É uma enorme alegria para a Associação Cidade da Criança contar com um projeto gerido com tanto cuidado e carinho para a nossa comunidade, parabéns prof. Hélder, que sua jornada no esporte e na nossa instituição seja ainda melhor nos próximos anos.

SOBRE O PELC

Na Bahia, o Pelc é executado pela Sudesb, com apoio financeiro do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte. O programa está presente em 78 municípios do estado, dividido em 100 núcleos e beneficiando 35 mil pessoas com atividades gratuitas de música, coral, teatro, artesanato, filmes/fotografia, capoeira, leitura infantil, recreação, caminhada, ginástica, dança, voleibol, handebol, futvôlei, basquete, futebol campo, futsal, karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem.